Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

China, EUA e Japão lideram mercado automotivo global

A China fechou o primeiro semestre na liderança do mercado global de veículos, aponta estudo divulgado nesta terça-feira, 14, pela Jato Dynamics do Brasil.

A China fechou o primeiro semestre na liderança do mercado global de veículos, aponta estudo divulgado nesta terça-feira, 14, pela Jato Dynamics do Brasil.

De janeiro a junho, os chineses venderam quase 8 milhões de veículos de passeio, ou 4,32 vezes mais que a produção da indústria automobilística brasileira no mesmo período, de 1,85 milhão de unidades.

Segundo a Jato Dynamics, mesmo com a crise que toma conta da Europa, as montadoras chinesas produziram e venderam 5,6% mais que em igual período do ano passado.

Os Estados Unidos ficaram com a segunda posição do ranking semestral, com crescimento de vendas de 14,8% com o Japão na terceira posição.

O grande destaque em relação ao Japão foi a taxa de crescimento das vendas que subiram 53,4%. Vale lembrar que a indústria daquele país retomou a plena capacidade de produção neste ano, uma vez que no mesmo período de 2011 ficou afetada pelos efeitos do Tsunami, seguido de terremoto que praticamente paralisou o país.

Em que pese o fato de a Europa estar atravessando uma de suas piores crises econômicas, a indústria automotiva da Alemanha teve forças para se manter ativa e ficou na quarta posição do ranking global, com aumento de 0,6% nas vendas em comparação ao ano passado. O Brasil foi o quinto colocado com queda de 0,3% na venda de veículos.

A Índia (sexta posição) e a Rússia (sétima posição) registraram expansão de vendas de dois dígitos. No mercado indiano elas cresceram 10,9%, sendo expansão de 14,3% na Rússia.

Logo em seguida, na oitava posição, veio a França, com baixa de 13,3% nas vendas de veículos.

Grã Bretanha e Itália fecharam o Top 10 dos países com maiores vendas de veículos no primeiro semestre, aponta a Jato Dynamics, com alta de 1,3% no mercado britânico e queda de 12,8% no italiano.

Vale citar que o governo chinês só fornece as informações de venda de veículos de passeio, enquanto nos outros países os dados são referentes a gama completa de modelos.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: