Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

FAB recebe primeiro Airbus C295 para aplicação em buscas e resgates

Força Aérea Brasileira já conta com 12 aeronaves voltadas para aplicação em transportes militares

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da Airbus a primeira aeronave C295 para aplicação em buscas e resgates. A FAB já conta com 12 modelos C295 configurados para o transporte militar e deve receber uma segunda de busca e resgate futuramente.

O C295 foi entregue em Sevilha, Espanha, dia 16 de julho, e desde então iniciou uma série de demonstrações por quatro continentes ao longo das últimas cinco semanas.

A aeronave passou por 15 países e realizou demonstrações seus recursos de patrulha marítima e operações de busca e resgate na Tailândia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Coreia do Sul, Canadá e México antes de aterrissar no Brasil, junto à base de Campo Grande.

De última geração, o C295 tem, entre suas principais características capacidades de voo de baixo nível, alta manobrabilidade e baixa velocidade de parada. Conta com Sistema Tático Airbus FITS  – que fornece uma única imagem aos operadores em um sistema moderno com telas HD e interface tátil – e sua rampa traseira permite rápida configuração de cabine multimissão (para executar missões de vigilância e transporte simultaneamente).

Sistema de missão – inclui torreta EO/IR, Radar de Busca Multi-Modo comunicações e equipamentos específicos para localizar a equipe em Operações SAR. O Airbus FITS é o núcleo do Sistema de Missão e controla a informação vinda dos sensores de missão e navegação aérea em tempo real.

Recurso STOL – combina robusto trem de aterragem, habilitando-se a operar nos locais mais difíceis com as piores condições para decolagens e pousos.

Motores – São dois Pratt & Whitney Canada PW127G de alta resistência e baixo consumo para até 11 horas no ar.

Cockpit de vidro e aviônicos digitais – São quatro grandes telas de cristal líquido de matriz ativa (6”x8 ”), totalmente compatível com óculos de visão noturna. Inclui Tela de Missão de Cabine que melhora a coordenação entre a missão da tripulação e os pilotos, fornecendo imagem tática e vídeo EO/IR.

Segundo a Airbus, 32 países operam os CN235/C295 leve/médio de transporte para complementar outras aeronaves pesadas de transporte e realizar suas missões diárias. Especificamente o C295 conta com 200 encomendas em 25 países, dos quais 100 estão em operação voltada ao transporte militar em países da América Latina.

O modelo tem capacidade para seis toneladas de carga útil, 71 tropas, 50 paraquedistas e 5 paletes.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: