Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Fábrica da VW, em S.Bernardo, completa 53 anos

A unidade, que contou com a presença do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek em sua inauguração, foi a primeira da marca fora da Alemanha e já produziu mais de 12,5 milhões de veículos até hoje.

A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo completará 53 anos no próximo dia 18 de novembro.

A unidade, que contou com a presença do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek em sua inauguração, foi a primeira da marca fora da Alemanha e já produziu mais de 12,5 milhões de veículos até hoje.

Atualmente a unidade Anchieta abriga cerca de 15 mil funcionários divididos em várias atividades como estamparia, armação, pintura, montagem final, áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

Com uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados, sendo 970 mil metros quadrados de área construída, a fábrica pode ser considerada um complexo industrial, devido a seu porte e número de atividades desempenhadas.

Entre as principais ações de pioneirismo em novas tecnologias no Brasil, a unidade de São Bernardo foi a primeira a possuir um centro de crash-tests em 1966.

Foi a primeira a implantar robôs na linha de montagem, isso em 1984, e agora possui uma aplicação de recursos da fábrica digital que faz simulações de processos produtivos, instalações e produtos antes mesmo de sua produção física.

A unidade Anchieta já produziu veículos que marcaram época no País, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1 e SP2, a Brasília e o Passat. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção do Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi.

Na questão ambiental, a unidade segue os padrões de qualidade da legislação ambiental, controla e recicla resíduos sólidos, possui uma Estação de Tratamento de Efluentes, monitora emissões atmosféricas, desenvolve ações para redução de consumo de água e energia elétrica e implantou escritórios sustentáveis que utilizam melhor a luz natural, entre outras ações.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: