Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Porto de Fortaleza amplia movimentação em 11,6%

Do total, 92% foram de importações e 8% de exportações, com destaque para a movimentação acumulada de 2.394.032 toneladas de graneis líquidos (52%), destacando-se a gasolina, diesel, petróleo cru e GLP (gás de cozinha).

imagem-0177O Porto de Fortaleza (Ceará) encerrou o período de janeiro a novembro com a movimentação de 4.611.432 toneladas de cargas, 11,6% a mais que no mesmo período de 2012, informa a Companhia Docas do Ceará (CDC).

Do total, 92% foram de importações e 8% de exportações, com destaque para a movimentação acumulada de 2.394.032 toneladas de graneis líquidos (52%), destacando-se a gasolina, diesel, petróleo cru, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação, betume de petróleo (asfalto), óleo combustível e óleo de palma.

O segundo maior volume movimentado foi de graneis sólidos, com 2.394.032 toneladas (28%), destacando-se o trigo, coque de petróleo, cloreto de potássio, clinquer, enxofre e milho a granel. Por fim, a carga geral movimentou 926.262 toneladas (20%), com destaque para arroz, melão, cimento, geradores de energia eólica, farinha de trigo, manga e uréia. 

Na movimentação de contêiner, o índice de crescimento foi de 24,63%, totalizando 80.552 TEUs.

Segundo o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, já foram aplicados mais de R$ 350 milhões em obras de melhoria e modernização da infraestrutura do Porto de Fortaleza nos últimos cinco anos, dentre elas, a modernização da iluminação do Porto, uma nova subestação e ampliação de 260 tomadas frigoríficas, um novo sistema de abastecimento de água e incêndio, recuperação de dormentes, regularização do piso e recuperação das muretas do píer petroleiro, recuperação estrutural do cais comercial, e do terminal de passageiros, além dos investimentos em tecnologia da informação. 

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: