Renault-Nissan inicia testes de táxis elétricos em SP

A Renault-Nissan, AES Eletropaulo e Prefeitura de São Paulo deram início, nesta terça-feira, 05 de junho, ao Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo.

A Renault-Nissan, AES Eletropaulo e Prefeitura de São Paulo deram início, nesta terça-feira, 05 de junho, ao Projeto Piloto de Táxi Elétrico de São Paulo. 

Os testes serão feitos com base em um modelo Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, e as duas primeiras unidades devem começar a rodar no dia 11. 

Na próxima fase do projeto, prevista para a metade do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, totalizando 10 carros – todos disponibilizados pela Nissan do Brasil. 

Os veículos ficarão no ponto localizado entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero, e circularão em um circuito pré-definido dentro do mini Anel Viário da cidade de São Paulo. 

Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, nas quais os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan LEAF com carga em até 30 minutos, e outros 10 carregadores para o “reabastecimento” em até 8 horas, que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela população. O Nissan LEAF tem autonomia de 160 km com uma única carga. 

O projeto será monitorado pelos envolvidos, que acompanharão e irão analisar as necessidades dos taxistas, dos pontos para recarga rápida, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa. 

O programa também conta com o apoio da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo) e vem sendo estudado desde junho de 2011.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: