São Paulo ganha centro de pesquisa de seringueiras

A unidade já nasce como principal referência do setor no Brasil. Conta com 30 hectares com seringueira e conduz, atualmente, pesquisas com mais de 600 clones da planta,

Seringal 2 (640x480)O governo do Estado de São Paulo acaba de transformar o Polo Regional de Votuporanga (da Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) em Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Seringueira e Sistemas Agroflorestais – vinculado ao IAC (Instituto Agronômico).

A unidade já nasce como principal referência do setor no Brasil. Conta com 30 hectares com seringueira e conduz, atualmente, pesquisas com mais de 600 clones da planta, além de possuir um dos maiores bancos de germoplasma do Brasil, com 200 materiais distintos.

Segundo informe do governo paulista, o Centro Avançado será ponto estratégico e de referência para o Projeto Seringueira do Instituto Agronômico, que já lançou 15 novos clones.

A série é 40% mais produtiva do que o material plantado no estado de São Paulo: os clones começam a produzir látex em cinco anos, quando o comum são sete anos. Há clones IAC com dupla aptidão, ou seja, desenvolvidos para a produção de borracha e madeira, que são duas matérias-primas importantes, com demanda cada vez maior. 

seringueiras24084_jpg ES1 (640x480)Localizado em região produtora estratégica para o estado, o Centro Avançado será referência para o setor ao concentrar o trabalho de melhoramento genético, desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, adubação, otimização de produção, estudo de pragas e doenças, utilização da seringueira em sistemas integrados de produção, como ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, aproveitamento de árvores antigas para indústria moveleira, entre outros. 

O Estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural do País, respondendo por 54% da produção brasileira. Com 95 mil hectares plantados com seringueira, o estado ainda possui mais 14 milhões de hectares aptos para a cultura, que desponta com grande potencial para geração de mais emprego e renda no campo. 

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: