Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.
Novo ônibus urbano da Volvo roda com o motor de 8 litros MD8

Volvo Bus amplia linha de motores com o novo MD8

O motor de oito litros equipa o chassi B8R, voltado ao transporte urbano de passageiros

 

Planta de Curitiba passa a produzir motores de 8, 11 e 13 litros

A chegada do novo chassi B8R, apresentada pela Volvo Bus Latin America nesta terça-feira, 08, também representa a ampliação da oferta de motores produzidos no complexo industrial da companhia, em Curitiba (PR).

Batizado de MD8, o novo motor de oito litros equipa o novo chassi B8R, voltado ao transporte urbano de passageiros da empresa. Além desse motor, a unidade Powertrain curitibana já produz os motores de 13 e 11 litros, caixas de câmbio I-Shift e motores industriais de 13 litros.

Em nota, o vice-presidente de Powertrain Production South America, planta Curitiba, Luiz Bohatch, destaca que o MD8 é resultado de um trabalho integrado das equipes de engenharia e desenvolvimento de produto e manufatura da Volvo no Brasil, na França e na Índia.

Esse trabalho integrado está associado à estratégia da empresa de produzir motores a partir de uma mesma plataforma global.

Segundo o executivo, a grande vantagem desse processo é estar sempre atualizado com o que de mais avançado existe em tecnologia automotivo no mundo. “Hoje, trens de força muito similares transportam pessoas na Europa, na América do Sul e na Índia, fazendo com que potenciais melhorias e novas soluções sejam prontamente replicadas em todas as plantas onde os motores são fabricados”, disse.

Já Mauro Martins, líder de projetos de manufatura, ressalta que “o desenvolvimento do motor a partir de uma parceria global traz desafios e benefícios. Nos valemos de sinergias e boas práticas locais e globais que replicamos na nossa planta para aumentar ainda mais os nossos níveis de qualidade”, disse.

Segundo a Volvo, o motor desenvolve 250 cv de potência e 950 Nm de torque. Para exportação a clientes latino-americanos, os B8R podem incluir a motorização de 330 cv.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: