Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Volvo Bus lança programa de redução no consumo de combustível para frotistas

Em projeto-piloto na VISATE, economia chegou a 7% em combustível e 9% em custo total.

 

Visate, de Caxias do Sul, participou do projeto-piloto desenvolvido pela Volvo Bus – Foto: Divulgação

Visando o atendimento de frotistas de ônibus, a Volvo Bus Latin America, está lançando um programa de consultoria voltado para a redução do consumo de combustível.

O serviço de consultoria é prestado por técnico especialista da concessionária da rede Volvo Bus e conta com suporte da fábrica.

O trabalho consiste em coletar dados da operação, avaliar e acompanhar esses dados para transformá-los em informação.

Com base nessas informações é definido e entregue ao cliente um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível.

A VISATE, operador de transporte urbano de Caxias do Sul (RS), participou do projeto-piloto do programa aplicado pelo Volvo e pela Dipesul. O trabalho envolveu a identificação de pontos de melhoria e desenvolvimento de um plano de ação – de cada motorista, estilos de condução e treinamento.

Manutenções periódicas – para avaliar o desgaste de peças, configurações dos veículos – para identificar a mais adequada para o tipo de rota – e quantidade de passageiros transportados, também fazem parte do programa.

A aplicação do programa de redução no consumo de combustível na VISATE teve como resultado uma economia de 7% em combustível e 9% no custo total da operação.

Os dados foram obtidos a partir da aplicação da metodologia em oito coletivos da empresa, cujos resultados foram:

  • 7% de economia de combustível;
  • 9% menos no custo por quilômetro rodado – em itens como: peças, desgaste de pneus, consumo diesel e lubrificantes;
  • redução de 59% na ocorrência de eventos como aceleração desnecessária, curvas e frenagens bruscas, veículo parado com motor ligado, tempo de sobregiro e excesso de velocidade – associados ao estilo de condução dos motoristas.

A VISATE conta com uma frota de 342 ônibus, opera 77 linhas que atendem 90 mil passageiros por dia.

O programa da Volvo Bus Latin America está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: