Sumitomo vai patrocinar a produção de borracha natural no Paraná

A Sumitomo Rubber, sexta maior empresa produtora de pneus do mundo, manifestou interesse em comprar insumos e matérias-primas de fornecedores do Estado do Paraná, local onde está construindo sua primeira fábrica de pneus no país.

A Sumitomo Rubber, sexta maior empresa produtora de pneus do mundo, manifestou interesse em comprar insumos e matérias-primas de fornecedores do Estado do Paraná, local onde está construindo sua primeira fábrica de pneus no país. 

Um dos alvos é a borracha natural, onde a empresa japonesa investiria em pesquisa para posterior transferência de tecnologia aos produtores do Estado do Paraná. 

Essa posição foi apresentada pelo board da Sumitomo Rubber no Brasil à Secretaria de Agricultura do Paraná no final de abril e foi aceita pelo governo daquele estado. 

O próximo passo seria a criação de um programa para a expansão do plantio de seringueiras no Paraná, com o objetivo central de fornecer os insumos para a construção dos pneus a serem produzidos pela Sumitomo.

Para a consolidação desse projeto foi acordado no último dia 25 de abril a assinatura de um protocolo de intenções que teve a participação da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto Emater. 

Pelo protocolo, a responsabilidade da Cocamar é a de fomentar o plantio de seringueiras pelos produtores cooperados, cabendo à Iapar e Emater a geração de tecnologia e prestação de assistência técnica aos produtores locais. 

Segundo a Agência de Notícias do governo paranaense, o estado já tem um plantio comercial de seringueiras, de cerca de 850 hectares, na área de abrangência da Cocamar. 

A produtividade média local é de cerca de 2 mil quilos anuais por hectare, o que estaria entre 10% a 12% acima da produtividade média nacional. 

O vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, afirma que há potencial para expansão de pelo menos 2 milhões de hectares com o cultivo de seringueira no Norte do Paraná.

Já na visão do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o estado tem condições de solo e clima propícias para a produção de borracha de qualidade. Além disso, a produção local teria na proximidade com a fábrica da Sumitomo Rubber uma vantagem competitiva. 

“Se o acordo for concretizado, será a primeira vez que o plantio da seringueira no estado terá um aliado de peso com garantia efetiva de compra”, disse Ortigara.

Destaques