Basf apresenta cores automotivas que estarão nos carros em 4 a 5 anos

Paletas de cores também levam em consideração os efeitos da direção autônoma

A BASF apresentou nesta quinta-feira, 28, seu estudo de Tendências de Cores Automotivas 2018 – 2019, denominado “Keep it Real” – que mostra a visão da empresa para as cores que estarão nos carros nos próximos 4 a 5 anos.

A coleção tem 65 cores para superfícies automotivas e os tons de cinza e azul são seu ponto focal, destaca informe da empresa que aponta para o impacto que a mobilidade urbana e a direção autônomo terão sobre ‘as cores’.

“Os conceitos de compartilhamento de carro, serviços de transporte por aplicativo e direção autônoma mudarão a função do carro, passando de um objeto de propriedade pessoal para algo mais parecido com um modo de transporte público”, destaca o informe.

“Para os carros projetados para compartilhamento, as paletas de cores com um apelo universal terão um papel importante e a coleção de tendências mostra como as texturas elaboradas e os efeitos complexos podem fazer com que cada cor seja realmente única”.

a BASF aborda a mobilidade futura com o desenvolvimento contínuo de cores funcionais. Algumas cores da coleção trazem um sistema de revestimento que diminui o acúmulo de calor na superfície do veículo, reduzindo o aumento da temperatura dentro do carro.

As outras inovações incluem cores com funcionalidade de ponta, maior refletividade para melhor detecção de LiDAR (Light Detection and Ranging – tecnologia ótica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida), sem comprometer o apelo estético.

Veja as cores predominantes para cada região do planeta

  • América do Sul: Coriolis Force, Urban Cygnet e Stilted Tangerine
  • América do Norte: Atomium Sky (azul saturado)
  • Europa, Oriente Médio e África: Antracito metálico “The Urbanist” (cinza)
  • Ásia-Pacífico: Gray Ambivalence (cinza metálico brilhante)

Destaques