Baterias: Grupo VW forma joint venture com #quantumscape

"Iniciativa abre caminho para próximo nível de energia voltada para mobilidade elétrica", diz Axel Heinrich.

O Grupo Volkswagen aumentou sua participação acionária na empresa de tecnologia #quantumscape Corporation, da Califórnia, a fim de formar uma nova joint venture para pesquisa, desenvolvimento e comercialização de baterias de estado sólido.

Em nota ao mercado, o diretor do VW Group Research, Dr. Axel Heinrich, destaca que a iniciativa está abrindo caminho para o próximo nível de energia de bateria para mobilidade elétrica de longo alcance.

“Queremos acelerar a comercialização das baterias de estado sólido da QuantumScape. Além disso, combinamos forças para alavancar a experiência da Volkswagen como especialista em produção e liderança em tecnologia à iniciativa. A Volkswagen está dando mais um passo em direção a uma mobilidade sustentável de zero emissões para os nossos clientes no futuro”, disse.

O Grupo VW está investindo US$ 100 milhões no #quantumscape e se tornará o maior acionista da empresa. O fechamento da transação está sujeito à aprovação dos órgãos regulamentares norte-americanos.

A nova joint-venture agregará trabalhos conjuntos com o objetivo de habilitar um nível industrial de produção de baterias de estado sólido. Uma das metas de longo prazo é estabelecer uma linha de produção até 2025.

Vantagens da bateria de estado sólido

A tecnologia de células de bateria de estado sólido é vista como a abordagem mais promissora para a mobilidade eletrônica do futuro. Por exemplo, uma bateria de estado sólido aumentaria o alcance do E-Golf para, aproximadamente, 750 quilômetros, em comparação com os atuais 300 quilômetros.

A tecnologia também agrega valor em relação a atual tecnologia de íons de lítio por ter maior densidade de energia, maior segurança, melhor capacidade de carregamento rápido e – acima de tudo – ocupa muito menos espaço.

Fundada em 2010, a #quantumscape está sediada em San José, Califórnia e possui aproximadamente 200 patentes e pedidos de patentes para tecnologia de baterias de estado sólido. Sua profunda especialização faz da empresa uma das pioneiras no desenvolvimento dessa forma de armazenamento de energia.

“A bateria de estado sólido marcará um ponto de virada para a mobilidade elétrica”, conclui Axel Heinrich.

Destaques