Toyota: TRI prevê avanços mais dinâmicos para automação veicular

A Plataforma 3.0, construída com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Protótipos da Toyota, sobre um modelo Lexus LS 600hL, é um exemplo disso.

Sistema LIDAR Luminar cobre 360 graus do perímetro do veículo.

Além do apoio de US$ 100 mil ao Computer Vision Center (CVC), da Espanha, para apoiar o desenvolvimento de plataforma de código aberto de simuladores para a condução automatizada, Car Learning to Act (CARLA), o Instituto de Pesquisas da Toyota teve participação integral no desenvolvimento da Plataforma 3.0, construída com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Protótipos da Toyota sobre um modelo Lexus LS 600hL -, apresentado na última CES/18.

A plataforma 3.0 representa o amadurecimento da pesquisa automatizada de veículos do TRI, onde sensores de última geração possibilitam uma condução automatizada mais perceptiva.

O TRI abordou o desenvolvimento dessa nova plataforma sob três princípios fundamentais:

  • Elevar as capacidades de percepção entre veículos automatizados;
  • Trabalhar o design do sensor com o design do veículo para uma aparência distinta e elegante – a partir de componentes sensoriais com visual elegante da CALTY Design Research;
  • Criar uma tecnologia automatizada de veículos de maneira que seja fácil construir uma frota em larga escala.

Entre os avanços obtidos está o sistema LIDAR Luminar, que antes tinha alcance de 200 metros e rastreava apenas em uma direção e passou a cobrir 360 ​​graus do perímetro do veículo.

Isso foi possível com o uso de quatro sensores de digitalização LIDAR de alta resolução, que detectam objetos com precisão no ambiente, incluindo objetos escuros difíceis de ver.

A partir disso, o TRI prevê desenvolvimentos mais rápidos, uma vez que conseguiu atualizar suas plataformas de testes, incluindo dois modelos (de teste) de nova geração.

Segundo o instituto, essas evoluções visam consolidar uma condução automatizada apoiada em experimentos baseados em métodos eficazes para transferir o controle de veículo entre o motorista e o sistema automatizado, mantendo um driver de segurança como backup.

Destaques