CCI-AP2-Fênix, o novo carro de combate a incêndio nacional

O modelo é o único caminhão 4×4 produzido no país que atende as exigências das normas contra incêndio de aeródromos e pode ser usado em qualquer aeroporto das Américas.

wm14087-067 (500x333)

Parceria entre a Lavrita Engenharia – empresa especializada na produção de equipamentos OTR e especiais – e a Scania propiciou o desenvolvimento do CCI-AP2-Fênix (sigla que dizer Carro de Combate a Incêndio do tipo Ataque Principal Classe 2, modelo Fênix), um carro de combate a incêndio aeroportuário – que utiliza a plataforma do Scania P 440 4×4.

O sucesso do projeto foi tão grande que levou a parceria a vencer uma licitação no âmbito do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, do Governo Federal, que contempla o fornecimento de 64 carros de combate a incêndio. O valor total da operação é de  R$ 101.750,400 milhões.

Nesta terça-feira, 15, a Secretária de Aviação Civil (SAC) recebeu o primeiro lote de equipamentos, contando 33 unidades, cuja destinação já foi definida para os aeroportos localizados em Alta Floresta (MT), Altamira (PA), Araguaína (TO), Barreiras (BA), Bonito (MS), Cacoal (RO), Caruaru (PE), Cruzeiro do Sul (AC), Fernando de Noronha (PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ji-Paraná (RO), Juazeiro do Norte (CE), Macapá (AP), Marabá (PA), Paulo Afonso (BA), Santarém (PA), Sinop (MT), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Vitória da Conquista (BA).  

wm14087-056 (500x333)

O veículo

O CCI-AP2-Fênix usa a plataforma do Scania P 440 4×4, tem motor Scania de 13 litros com potência de 440cv, tração 4×4 (para atuar em qualquer tipo de terreno), gerenciamento eletrônico total, ar condicionado e sistema de freios ABS/EBS.

Para o combate a incêndio conta com capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m.

Segundo a Lavrita/Scania, esses veículos só atuam em caso de emergências e para serem eficientes atingem uma velocidade de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais. A velocidade final chega a 113 km/h.    

Outro ponto destacado é caixa de transmissão automática Allison série HD 4500 que permite o deslocamento do veículo e o uso da moto bomba simultaneamente, ou seja, é possível jogar água e andar ao mesmo tempo, o que reverte ao bombeiro um ganho de velocidade e eficiência.

O câmbio, em forma de joystick, também deixa a marcha ser engatada em alta rotação, além de ser equipado com tomada de força e divisor de potência. 

wm14087-001 (500x333)

 O CCI-AP2-Fênix recebeu homologações de 260 itens para atender normas e regulamentações internacionais e nacionais de instituições como NFPA (EUA – Standard for Aircraft Rescue and Fire – Fighting Vehicles), ICAO (Canadá – International Civil Aviation Organization), FAA (EUA – Federal Aviation Organization), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria da Aviação Civil).

“O modelo é o único caminhão 4×4 produzido no país que atende as exigências das normas contra incêndio de aeródromos e pode ser usado em qualquer aeroporto das Américas”, diz em nota o diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America, Rogério Rezende.

Destaques