Como a realidade virtual e aumentada impacta as ações da engenharia hoje?

Para falar da tecnologia que já predomina em todas as áreas da engenharia, o Instituto de Engenharia recebe o Coordenador Técnico de Captura de Realidade Virtual da Guandalini Posicionamento, Pedro Augusto Faria dos Santos, dia 21, em evento híbrido que começa às 19h.

Como a realidade virtual e aumentada impacta as ações da engenharia hoje? São várias e diversas as aplicações em todos os ramos da engenharia, como, por exemplo, o uso da realidade virtual para o determinar a melhor forma de construção do Boeing 737 MAX, pela gigante da aviação norte-americana, bem como o treinamento da comissão de bordo, pilotos e processos de manutenção.

Esse é apenas um exemplo. Há muitos outros, como aplicação na manutenção de redes elétricas – pela Engenharia Elétrica – ou a modelagem de equipamentos pesados, pela Engenharia Mecânica, e experimentações de reações químicas, pela Engenharia Química, sem falar das aplicações diversas na Engenharia Civil, como a simulação do ciclo de vida de uma obra em ambiente virtual.

É diante dessas premissas que o Instituto de Engenharia apresenta ao universo de engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes o evento híbrido (presencial, online e gratuito): “Captura de Dados 3D com laser scanner: como o uso da tecnologia impacta o dia a dia do profissional da engenharia”, dia 21 de fevereiro entre 19h e 20h30.

Quem destacará os avanços e status da realidade virtual e aumentada no presente é o Coordenador Técnico de Captura de Realidade Virtual da Guandalini Posicionamento, Pedro Augusto Faria dos Santos.

“Estamos vendo cada vez mais aplicações pelos diversos campos da engenharia na captura de dados 3D, com destaque para telemetria, agronegócios, por exemplo. Esses dados permitem expressar relatórios e projetos de maior precisão, com soluções mais assertivas, precisas”, diz.

Segundo Pedro Augusto, quando você está fazendo um projeto em edificações, projetos muito grandes, você precisa ter informações entre as várias equipes de engenharia atuantes, cada uma com suas especialidades, conhecimentos e aplicações e a realidade virtual consegue apoiar toda essa escala de projeto, todas as necessidades efetivas. O uso da tecnologia em três dimensões assegura aplicações incomensuráveis e resultados muito efetivos, destaca.

Captura de Dados 3D com laser scanner: como o uso da tecnologia impacta o dia a dia do profissional da engenharia

  1. Quando: 21 de fevereiro de 2024
  2. Horário: 19h às 20h30
  3. Inscrições: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/captura-de-dados-3d-com-laser-scanner-como-o-uso-da-tecnologia-impacta-o-dia-a-dia-do-profissional-da-engenharia/

O Instituto de Engenharia fica na avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP (SP)

Destaques