Hamburg Süd e Electrolux se unem para reduzir emissões nos portos

Electrolux subsidia uso de óleo MGO e Hamburg Süd assume despesas de planejamento e troca.

A Hamburg Süd e Electrolux, da Suécia, estão juntas em projeto que visa a redução das emissões de dióxido de enxofre nos portos.

A fase piloto do projeto conjunto de sustentabilidade foi lançada na Primavera de 2017, em quatro portos, dentre eles: Manzanillo (México), Callao (Peru), Iquique e Puerto Angamos (Chile).

Durante as escalas dos navios da Hamburg Süd, nesses portos, os mesmos são reabastecidos com Marine Gas Oil (MGO), um combustível mais limpo, em substituição ao óleo padrão (HFO), para operar seus motores auxiliares e caldeiras.

Devido ao teor de enxofre significativamente menor do MGO, as emissões de dióxido de enxofre no transporte de cargas da Electrolux em questão diminuirão em mais de 95%.

O projeto está sendo financiado pelas duas empresas.

Enquanto a Electrolux arca com os custos adicionais para utilização do MGO, a Hamburg Süd assume as despesas adicionais com operações relacionadas ao planejamento e à troca de combustíveis.

“As emissões de dióxido de enxofre são uma questão ambiental importante em algumas comunidades em torno das cidades portuárias onde enviamos nossos produtos. Com essa parceria, estamos mostrando como a indústria pode avançar mais rapidamente do que a legislação para melhorar a qualidade do ar nos portos. Esperamos que mais empresas se integrem a este projeto”, afirma em nota o vice-presidente de Logística Global da Electrolux, Bjorn Vang Jensen.

Segundo ele, a ação reforça o desejo da empresa em investir em programas ambientais na  cadeia de transporte – uma das principais metas dentro da estratégia de sustentabilidade chamada For the Better.

Destaques