Mobilidade Elétrica: Emotive mostra os impactos da mobilidade elétrica na RM de Campinas

Projeto consolidou envolveu investimentos de R$ 17 milhões entre 2013 e 2018

Com investimento de R$ 17 milhões entre 2013 e 2018, o P&D Emotive é uma das mais completas avaliações dos impactos da mobilidade elétrica para o setor elétrico brasileiro (para o balanço energético, rede de distribuição e modelo de negócio).

Com os investimentos, a região Metropolitana de Campinas foi transformada em um Laboratório Real de Mobilidade Elétrica, com a instalação de 10 eletropostos públicos (sendo dois em rodovias na altura de Jundiaí) e a circulação de 16 carros elétricos.

A instalação desses eletropostos consolidou o sistema rodoviário entre Campinas/Jundiaí/São Paulo como o primeiro corredor intermunicipal para esses veículos do Brasil, com pontos de recarregamento públicos em ambos os sentidos (Capital – Interior).

O projeto permitiu a coleta de dados reais sobre as diversas aplicações e implicações da tecnologia, possibilitando o estudo e o aprofundamento dos impactos reais dos veículos elétricos para o setor.

Entre os temas avaliados no projeto Emotive estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, o uso dos VEs como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, o estudo de tarifas e cobrança, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, entre outros temas.

O projeto Emotive contou com a participação da Unicamp, do CPqD e da empresa Daimon, responsáveis pelos vários estudos que fazem parte do projeto, e parceiros que utilizaram os veículos elétricos em suas frotas operacionais, como Natura, 3M, Hertz, Instituto CCR, Bosch e Sanasa Campinas.

“O nosso programa de mobilidade elétrica foi pioneiro no estudo dos impactos dos veículos elétricos na rede de distribuição. A partir dele, a CPFL Energia está preparada para atuar em neste novo negócio que surge para as empresas de energia elétrica no momento em que a tecnologia se tornar uma realidade no País”, diz o diretor de Inovação e Estratégia da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

Essas e outras informações estão na edição de junho da Revista Transportepress, em entrevista exclusiva concedida pelo diretor de Inovação e Estratégia da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

https://www.transportepress.com/destaques-transportepress-edicao-junho-2018/

 

Destaques