Prazo para certificação pode levar até seis meses

Se você tem empresa reformadora de pneus e ainda não obteve o Registro de Avaliação de Conformidade para o Serviço de Reforma de Pneus, do Inmetro, é bom correr.

 

Se você tem empresa reformadora de pneus e ainda não obteve o Registro de Avaliação de Conformidade para o Serviço de Reforma de Pneus, do Inmetro, é bom correr. O prazo para obter a certificação termina em novembro, e, segundo especialistas do setor, o processo de credenciamento junto ao órgão governamental pode levar até seis meses para ser concluído.

Começando esse processo hoje, e, caso tudo corra dentro da normalidade, um reformador pode obter o selo Inmetro por volta de 08 de setembro. A data limite para iniciar o processo seria em maio, depois disso, babau.

Essas e outras dicas – como o custo para tirar o certificado, que pode ser superior aos R$ 50 mil – foram dadas ontem pelo diretor-executivo da Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo (Aresp), Ademar Queiroz do Valle e pela consultora Aline Rodrigues, da DWQ Consultoria, Assessoria e Treinamento da Qualidade.

Segundo Queiroz do Valle, o prazo para obtenção do selo do Inmetro varia de Estado para Estado. Em São Paulo, que concentra o maior número de reformadores de pneus no país, o processo todo pode levar até seis meses. Além disso, o Estado é o mais rigoroso com a documentação exigida.

“Sem o alvará de funcionamento da Prefeitura, a licença de operação da Cetesb e o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, a empresa não consegue nem dar entrada no processo”, destaca a consultora Aline Rodrigues, que já acompanhou 40 processos de certificação movidos por empresas do setor, desde a edição da norma do Inmetro, em 2009.

Destaques