Prosegur tem o maior blindado da América do Sul

Projeto customizado pela Mercedes também envolveu outros 134 caminhões 915 E

 

Axor 2644 com tração 8×4 para puxar semirreboques como o bitrenzão de 10 eixos

A Prosegur, empresa líder em segurança privada no Brasil, investiu a soma de R$ 5 milhões em um pacote de produtos e serviços prestados – de forma especial – pela Mercedes-Benz do Brasil.

O pacote – que visa renovar a frota de 1.650 veículos da Prosegur e desenvolver soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado -, envolveu uma unidade do extrapesado Axor 2644 (que se transformou no maior caminhão blindado da América Latina), aquisição de 134 caminhões 915 E, contratação do sistema Fleetboard para todos os veículos adquiridos e plano de manutenção Mercedes ServicePlus completo.

O desenvolvimento de todos os modelos foi feito pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.

Bitrenzão

O Axor 2644 (que você vê em fotos e no vídeo) foi desenhado, especialmente, para a Prosegur ganhou um 2º eixo direcional e passou a ter tração 8×4 para puxar semirreboques como o bitrenzão de 10 eixos. A solução assegurou uma capacidade volumétrica de carga de 175 m³, sendo 100 m³ no primeiro semirreboque e mais 75 m³ no segundo), com até 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

A cabina blindada conta com quatro posições de assentos e será usado no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros.

Fará também a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.

As 134 unidades do 915 E, foram customizados pela Mercedes-Benz e contam com Fleetboard

915 E

As 134 unidades do caminhão 915 E adquiridas pela Prosegur contam com 11 modificações de fábrica sobre o modelo original, entre elas: mudança de entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm; reposicionamento de componentes, especialmente tanque de ARLA e de combustível, adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível; posicionamento da coluna de direção e ar condicionado – um item inédito em carros fortes, pois dispensa o uso de dispositivos no teto.

O chassi foi totalmente customizado para as necessidades de um carro-forte, com blindagem 100% nível três.

Outra solução pensada para o 915 E foi o Sistema de Injeção de Poliuretano Expandido (SIPE), que tem como objetivo impedir o arrombamento do cofre interno do carro-forte, mesmo quando submetido a uma grande explosão.

Ao ser acionado, o equipamento libera um jato de poliuretano e, em no máximo 22 segundos, a parte interna do cofre fica completamente preenchida pelo polímero endurecido, garantindo a total segurança do conteúdo dentro do local.

Outro ponto de inovação é o cofre multitranca, que é dividido em pequenos espaços e permite o controle individual de valores.

Fleetboard

Todas as soluções pensadas pelo Centro de Customização para Clientes passam pelo sistema de telemetria da montadora, o Fleetboard – que assegura a gestão da frota, dos motoristas e auxilia na segurança dos veículos e das cargas com as funções de rastreamento e bloqueio.

As revisões preventivas e manutenções corretivas estão asseguradas pelo Plano de Manutenção Mercedes ServicePlus.

Destaques