Tecnologias de telecomunicações são a peça-chave para o desenvolvimento sustentável

5G habilitará soluções que devem, além de gerar novos negócios, ampliar a eficiência de recursos e proteção do meio-ambiente.

A tecnologia 5G será uma das peças-chave e abrirá novas oportunidades para aplicações que oferecem uma plataforma para soluções como impressões 3D, processos automatizados, tecnologias de blockchain, monitoramento de frotas e trabalho remoto.

A constatação faz parte do Huawei Sustainability Report, conteúdo divulgado anualmente pela Huawei, desde 2008, que mede os resultados da evolução tecnológica sustentável promovida pela empresa.

Nesta edição, a publicação analisa como as novas tecnologias podem contribuir para a redução do impacto ambiental, além de avaliar a performance de iniciativas da companhia.

O 5G habilitará soluções que devem, além de gerar novos negócios, ampliar a eficiência de recursos e proteção do meio-ambiente”, diz em nota a diretora de Comunicação Corporativa da Huawei no Brasil, Priscilla Staell.

Drones conectados, por exemplo, poderão ser usados para analisar infraestruturas de diferentes indústrias e tornar possível reparos em tempo hábil que evitem desperdício de recursos”, aponta.

O levantamento também destaca que as tecnologias de TICs (Tecnologias da informação e Comunicação) devem contribuir com a construção da sustentabilidade global, dentre elas inteligência artificial e projetos de gerenciamento de energia que podem ajudar a sustentar economias circulares e reduzir emissões de carbono.

Só no último ano, nossos fornecedores reduziram em 63 mil toneladas suas emissões de carbono graças aos nossos projetos de sustentabilidade energética”, diz Priscilla.

RuralStar 2.0

Um olhar especial da empresa reside no conceito RuralStar 2.0, solução da Huawei que oferece conectividade 2G, 3G e 4G com baixos custos de infraestrutura para áreas rurais.

Em 2017, a solução foi adotada por 12 operadoras de 8 países para conectar pessoas vivendo em regiões subdesenvolvidas e oferecer serviços de saúde, segurança e educação, além de promover o desenvolvimento econômico.

Aposta no futuro

No último ano, a Huawei investiu cerca de 15% de toda a sua receita anual na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética, conservação de energia e proteção ambiental.

A companhia acredita que a conectividade torna possível que o mundo se desenvolva de forma sustentável, e que a tecnologia deve tornar o mundo mais inteligente com novas variedades de negócios.

Para mais informações acesse o Huawei Sustainability Report 2017

 

Destaques