Exportações vão crescer abaixo das importações até 2020

Os números projetados para as exportações brasileiras entre 2016 e 2020 são a antítese do mantra cantado e entoado na década de 70, de “exportar é o que importa”.

balanca-comercial

As projeções do Boletim Focus relacionadas ao desempenho do comércio exterior permitem visualizar uma situação risível para quem deseja sair da recessão em que se encontra e, ao mesmo tempo, elevar-se no contexto de nação global e globalizada: as importações acenam com taxas de crescimento maiores que as taxas estimadas para as importações na série de 2017 a 2020.

Exemplo: enquanto as exportações projetadas para 2017, de US$ 194,5 bilhões, representam expansão de 4,6% sobre o fechamento estimado em 2016, de US$ 186 bilhões, as importações acenam com alta de 8,6% na mesma base de comparação. Para 2018, exportações crescem 6,3% e importações 9,3%, para 2019 (4,98% ante 6,06%, respectivamente) e para 2020 (3,55% contra 11,42%, respectivamente).

Esses números são a antítese do mantra cantado e entoado na década de 70, de “exportar é o que importa”.

Incrível, mas o Brasil continua sendo um País de commodities, de produtos de grande valor nutricional sim, porém, sem o mesmo valor agregado de semi e manufaturados – o grande lance da China, dos tigres asiáticos e das nações europeias, incluindo-se nisso o México (pós-Nafta).

A vocação das contas externas brasileiras – segundo abstração das projeções da autoridade monetária em seu Boletim Focus – continua centrada e concentrada na questão umbilical de sempre: câmbio x juros x meta de inflação x desonerações fiscais, isenções tributárias, mídis e ou maxis cambiais – além do advento de recorrer aos foros globais por práticas de dumping que, em si, representam a falta total de uma política orientada a uma vocação de país que não apenas se deseja grande, mas que quer ser grande perante o foro das nações.

Aí vamos para o crescimento das importações: se essas aquisições forem de máquinas e equipamentos voltados à modernização do quadro produtivo nacional, que venham, são positivas, mas o próprio setor produtivo é importador líquido de produtos acabados de suas filiais ao redor do mundo.

E por que não produzem aqui? Porque o Custo Brasil é nefasto, porque a base tributária é esdrúxula, porque o juro não permite a sobrevivência do negócio, porque a política salarial, trabalhista, onera e por ai vai.

Portanto, o crescimento das importações retrata, entre outras questões, a falta de políticas internas que premiem a indústria local e a chamada vocação exportadora. Dentro desse contexto, culpar o importador por dumping torna-se risível, bem como depender do ajuste da taxa de câmbio para ser competitivo é como jogar todos os seus erros – administrativos, financeiros, gerenciais, comerciais e de gestão – nos outros – embora existam casos reais, efetivos e cuja solicitação se mostra pertinente.

Onde estamos

Os números mostram a exata consequência da orientação da política monetária nesses tempos de Governo Temer, dentre eles o câmbio (cuja variação se dará abaixo da correção dos preços na economia, leia-se inflação – na série de 2016 a 2020). Essa situação já permite dizer que o câmbio já está defasado e tenderá a ficar defasado ainda mais no futuro.

Mas a autoridade monetária precisa fazer isso porque precisa reduzir a taxa de juros e ao mesmo tempo manter a inflação em direção à meta de inflação, ou seja, muito abaixo do que hoje está – mesmo na maior recessão da moderna República brasileira.

Câmbio abaixo da inflação mais correção controlada (e para baixo) da Selic visam manter uma taxa de retorno atraente – medida pelo cupom cambial, um termômetro usado pelo investidor estrangeiro para medir o lucro, o ganho, o retorno (e mensurar a taxa de risco) que terá ao mandar seus dólares para o Brasil.

É isso o que é medido pela linha de investimento externo do Banco Central, embora ela se transmute como IED (Investimento Estrangeiro Direto), um dólar que gera crescimento da base industrial e comercial do País, mas que também pode virar dólar especulativo – que busque apenas o vai e vem do Ibovespa, a renda fixa local, transmutando-se em fluxo de saída – que afeta o controle das contas correntes, cujo déficit é crescente na série de 2017 a 2020 (veja gráfico).

Conclusão: Mesmo com todo o contexto das projeções futuras, se eu fosse você maximizaria os canais de exportação. Mesmo com a variação cambial abaixo da inflação, dólar é moeda forte e pode ser corrigida pela aplicação eficiente em instrumentos de investimento no mercado financeiro, a velha linha do relatório contábil que versa sobre o desempenho financeiro do seu negócio. Você perde da inflação, mas ganha o cupom cambial, como efeito compensação.

Além disso, liquidez em tempos de recessão vale ouro, principalmente com o juro escandaloso praticado no Brasil.

E não tenha medo da importação. Entenda – algo que o governo ainda não entendeu – que o comércio exterior é uma via de mão dupla: importam-se máquinas e insumos e se exportam manufaturados (e semimanufaturados) de alto valor agregado.

E se a inflação interna sobe, pode-se abrir a importação de determinados produtos, no sentido de servir, de forma natural, como controle de oferta e procura, sem necessidade de grandes exercícios de heterodoxia ou ortodoxia econômica, seguindo apenas as regras de mercado.

As empresas transnacionais sabem muito bem como isso funciona e como se faz esse jogo. Faça o mesmo.

Para saber como se comportarão as taxas de câmbio e principais índices de preços leia mais em: Cuidado: variação cambial vai correr abaixo da inflação

Para saber quais os setores mais dinâmicos da economia nacional leia mais em Indústria e agroindústria vão puxar recuperação da economia

Destaques