Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Reposição puxa venda de pneus em janeiro, aponta ANIP

O setor de reposição respondeu por 56,0% das vendas de pneus das associadas à ANIP, uma porcentagem bem maior do que nos anos anteriores.

A indústria brasileira de pneus abriu 2014 com o pé direito: a produção avançou 6,8% sobre janeiro do ano passado, totalizando 5,83 milhões de unidades.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), e segundo o presidente executivo da associação, Alberto Mayer, o resultado se deve, principalmente, ao desempenho do mercado de reposição (varejo).

“O setor de reposição respondeu por 56,0% das vendas de pneus das associadas à ANIP, uma porcentagem bem maior do que nos anos anteriores, quando raramente atingiu 50% do total”, diz o executivo em nota.

Segundo Mayer, além da redução de 11,5% nas vendas às montadoras (equipamento original) e de 4,2% nas exportações, o crescimento porcentual da reposição parece indicar maior atenção do usuário com a segurança, antecipando a substituição de pneus em más condições. “Se confirmada essa tendência, trata-se de um fato auspicioso, pois ainda é muito comum ver veículos trafegando com pneus que já deveriam ter sido substituídos, criando riscos de acidentes”, diz.   

As vendas ao setor de reposição cresceram 16,5%, compensando as quedas na exportação e na venda de equipamentos originais para as montadoras, destaca.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: