RMA projeta alta de 1,2% para o mercado de pneus nos EUA

Estudo divulgado pela Rubber Manufacturers Association (RMA) aponta um crescimento de 1,2% na demanda por pneus nos Estados Unidos neste ano, para algo em torno de 288 milhões de unidades.

Estudo divulgado pela Rubber Manufacturers Association (RMA) aponta um crescimento de 1,2% na demanda por pneus nos Estados Unidos neste ano, para algo em torno de 288 milhões de unidades.

O baixo crescimento, segundo a comissão de análise de mercado da RMA, se deve a alguns fatores, dentre eles o principal é a crise econômica – fundamentalmente na Europa -, mas que tem elo de ligação com todos os demais mercados internacionais, notadamente os Estados Unidos, maior parceiro comercial da Europa, ao lado do Japão e da China.

A RMA pontua, por exemplo, o aumento na produção de automóveis e um ligeiro aumento no número de milhas que os consumidores norte-americanos devem rodar neste ano, embora atente para o contexto da menor renovação de frotas, por parte das empresas de transportes.

Prognósticos para o mercado de pneus originais:

A RMA estima aumento de sete milhões de unidades para o segmento de equipamentos originais para veículos de passeio, ou 42 milhões de pneus em 2012.

A entidade estima que as vendas de veículos novos devam crescer nos Estados Unidos de uma previsão inicial de 12,8 milhões de veículos para mais de 14 milhões.

A RMA destaca também que a melhoria de vendas de equipamentos originais está favorecida pela recuperação dos estoques de pneus pelas concessionárias e revendas naquele país.

Para o segmento de caminhonetes a expectativa é de elevação da demanda em 1% para 2012 o que representaria 4,2 milhões de pneus para o segmento.

No segmento comercial (caminhões e trailers) a RMA chama a atenção para a existência de uma demanda reprimida de 4% no Índice de Produção Industrial norte-americano.

Se essa demanda for atendida isso teria como reflexo um aumento de 12% na demanda por pneus, ou 600 mil unidades, encerrando 2012 com 5,5 milhões de pneus para o setor.

Prognósticos para o mercado de reposição:

Para o segmento de veículos de passeio a RMA aponta possível retração de 1%, representando cerca de dois milhões de unidades, ou 192 milhões de pneus totais neste ano.

Para caminhonetes a estimativa é de queda de 3% ou 900 mil unidades a menos, totalizando 28 milhões de pneus no ano.

Já para caminhões e trailers o recuo estimado é maior, de 6%, ou 1 milhão de unidades para um total de 15,5 milhões de pneus.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: