Mercedes-Benz renova parcerias com a Sociedade Girassol e Alfasol para projetos sociais

Mercedes-Benz renova parcerias com a Sociedade Beneficente Alemã Girassol e Instituição Alfasol, para projetos sociais e formação educacional de jovens de baixa renda

A Mercedes-Benz do Brasil renovou as parcerias com a Sociedade Beneficente Alemã Girassol e com a Instituição Alfasol, para projetos sociais que visam a formação educacional e o desenvolvimento de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

Com a Sociedade Beneficente Alemã Girassol, as ações completam 14 anos de atividades, em um trabalho que já permitiu a formação de mais de 5 mil pessoas entre 15 e 35 anos junto ao curso de Tecnologia da Informação.

Já com a Instituição Alfasol, que recebe apoio da companhia desde 2009, já foram formados mais de 2 mil jovens. Além da formação educacional, o programa possibilita visitas dos jovens à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), local em que são produzidos caminhões e ônibus da marca.  

As visitas técnicas representam um momento de integração com a empresa e a possibilidade da vivência no ambiente corporativo.

Além dos projetos apoiados com o Lar Girassol e Alfasol, a Mercedes-Benz do Brasil também desenvolve um projeto próprio, denominado “Estrelas do Amanhã”, que tem foco na formação diferenciada de aprendizes da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), contratados por meio do CAMP (Centro de Formação e Integração Social) e pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).

No âmbito do “Estrelas do Amanhã”, já foram formadas mais de 100 estrelas dentro da unidade do ABC paulista, que frequentam os cursos profissionalizantes aos sábados para formação em Desenhista Mecânico, Assistente de Departamento Pessoal e Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Os participantes têm transporte e alimentação custeados integralmente pela Mercedes-Benz.

As aulas acontecem dentro da fábrica, nas dependências do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), outro parceiro da Mercedes-Benz ao longo das seis décadas de história no Brasil.

“Continuar apostando em parcerias com entidades que se dedicam à formação profissional é um caminho que a Mercedes-Benz, como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, quer trilhar para sustentar seus pilares de Responsabilidade Social”, afirma em nota o diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz, Luiz Carlos Moraes.

A educação é um conceito tão relevante para a companhia que figura como um dos pilares da Responsabilidade Social. A empresa acredita que as atividades empresariais e o comprometimento social caminham juntos. São pilares da responsabilidade social corporativa da empresa os aspectos: Social, Educação e Esportes, Meio Ambiente e Artes e Cultura.

Criado em 2013, o Comitê de Responsabilidade Social tem como princípio analisar, definir e coordenar todas as atividades corporativas que envolvem a comunidade e o seu desenvolvimento, além do fortalecimento da imagem da empresa. Formado por um grupo multifuncional de executivos que se reúne mensalmente, o Comitê define as ações com base em uma visão global e no conhecimento dos segmentos de negócios da Mercedes-Benz do Brasil.

A cultura de responsabilidade social está alinhada aos valores do Grupo Daimler e se fundamenta nos 10 princípios do Pacto Global das Organização das Nações Unidas (ONU).

Para saber mais sobre Sustentabilidade da Mercedes-Benz, acesse: Sustentabilidade 

A empresa divulga a cada dois anos seu Relatório de Sustentabilidade que se baseia nas diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), englobando informações sobre seu desempenho econômico, ambiental e social.

As duas últimas versões podem ser acessadas nos links abaixo:

2010/2011

2012/2013

Destaques