Grupo BMW atinge 2ª fase de desenvolvimento do carro autônomo

Nessa etapa, o motorista pode tirar as mãos do volante por um breve período de tempo

O

Processo de criação de carros autônomos do Grupo BMW

Grupo BMW está na segunda etapa do processo de desenvolvimento de seus veículos autônomos, destaca informe da montadora. Ao todo são cinco fases, com a quinta e última – prevista a partir de 2030, quando o carro autônomo se movimentará completamente sozinho.

“A segunda etapa já foi atingida”, aponta a empresa. Nessa etapa, o motorista pode tirar as mãos do volante por um breve período de tempo sem comprometer o traçado do veículo.”

No próximo passo, o condutor poderá desviar completamente a atenção da pista para realizar outras tarefas, na medida em que o automóvel é auxiliado por câmeras em 360 graus que monitoram o movimento dos demais objetos e automóveis ao seu redor.

Na quarta etapa, o motorista poderá inclusive dormir em seu assento enquanto o veículo o conduz em segurança pela rota estipulada.

Na quinta e última etapa, que deve ocorrer a partir de 2030, o carro autônomo conseguirá se movimentar completamente sozinho, segundo as regras da via e condições de tráfego.

Nesse contexto, será dispensada a presença de um motorista, o qual prescindirá de habilitação específica e se tornará mais um dos passageiros do veículo.

Destaques