Agropalma trabalha firme em logística reversa

Empresa firma parceria com Eurociclo para fortalecer e fomentar cultura da economia circular

Com o objetivo de promover a reciclagem de resíduos pós-consumo, consolidando o compromisso de ambas as empresas com o meio ambiente e a responsabilidade social, a marca Doratta, fritura profissional elaborada a partir do óleo de palma da Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, firmou parceria com a Eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil.

A Doratta possui Certificado de Reciclagem da Eureciclo desde 2023, e segundo André Gasparini, diretor Comercial, de Marketing e P&D da Agropalma, “a parceria vai ao encontro do compromisso com a sustentabilidade e reforça os esforços para atender aos mais altos padrões de preservação ambiental, responsabilidade social e governança, além de fomentar a cultura da economia circular”.

De acordo com Gasparini, o investimento da Agropalma tem um impacto positivo em toda a cadeia sustentável por meio da reciclagem de materiais equivalentes aos que a empresa utiliza em suas embalagens.

Além disso, destaca que o hábito da reciclagem e da coleta seletiva no Brasil ainda não é algo enraizado na cultura da população. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, produzido pela Abrelpe, apenas 2% das mais de 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos são recicladas.

O estudo mostra que somente as regiões sul e sudeste do país contam com coleta seletiva e ações de reciclagem em mais de 90% dos seus municípios. 

Os resultados da parceria serão divulgados nos relatórios anuais de sustentabilidade das empresas.

Quem é

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos.

Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira.

Para mais informações, acesse www.agropalma.com.br.

Destaques