Borracha natural: avançam as pesquisas com o guaiúle

Entre os avanços conquistados está o sequenciamento do genoma da planta, base para o melhoramento genético e avanços em processos de irrigação – visando maximizar o conteúdo de borracha a ser extraído da planta.

O consórcio formado pela Cooper Tire, Yulex Corporation, Arizona State University (ASU) e o departamento de pesquisa agrícola (ARS) – vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) -, apresentou na última terça-feira, 12, os resultados da pesquisa que está sendo desenvolvida com o Guaiúle, um arbusto originário do Norte do México voltado para a manufatura de borracha natural visando à produção de pneus.

Guaiúle 1Entre os avanços conquistados está o sequenciamento do genoma da planta, base para o melhoramento genético e avanços em processos de irrigação – visando maximizar o conteúdo de borracha a ser extraído da planta.

Testes realizados pelo grupo de estudos pretende chegar a um polímero ideal que permita a produção de borracha para aplicação em pneus.

O consórcio destaca que a planta é uma fonte natural de borracha que pode substituir a borracha sintética à base de petróleo e que a cultura não compete com culturas alimentares e de fibras.

“Através do desenvolvimento agronômico, de materiais e de extração, 100% do Guaiúle pode ser usado para a produção de borracha usada em produtos médicos, borrachas e plásticos industriais e pneus”, destaca o informe do consórcio.

“Mais de 50% dos elastômeros utilizados na indústria de pneus são derivados de petróleo”, disse o presidente e CEO da Yulex Corporation, Jeff Martin. “Estamos ansiosos para mudar essa tendência através do progresso contínuo com nossos parceiros para o desenvolvimento de um pneu norte-americano feito à base de bioborracha de Guayule”, disse.

A pesquisa com o insumo conta com subvenções de US$ 6,9 milhões realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE).

Link relacionado:

Guaiúle, dandelion, o genoma da hevea brasilienses e os pneus verdes

Destaques