Série 8500

CPTM coloca novo trem em operação para ajudar a aliviar o fluxo do transporte

Mas alerta que neste fim de semana, obras de modernização podem elevar intervalo entre as composições.

Em meio ao caos que toma conta do sistema de transportes em todo o país, em especial na Região Metropolitana de São Paulo, a CPTM colocou em operação o 40º novo trem em funcionamento – a empresa está incorporando à sua frota novas composições.

São 65 novos trens encomendados para a Hyundai-Rotem, dos quais 25 já estão rodando.

O novo trem entrou em operação na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), na Estação da Luz e ajudou a desafogar o fluxo de passageiros, agravado pela redução do número de ônibus nas ruas.

A empresa ressalta que neste fim de semana haverá maior intervalo em trechos e horários específicos em suas linhas devido às obras de modernização.

Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, excepcionalmente os trens circularão até a Estação Brás, devido às obras de modernização na Linha 11-Coral.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 8h30 às 16h30, os trabalhos estarão concentrados no sistema de sinalização entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda. Neste período, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 19h, em razão de serviços programadas nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá pegar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 19h, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estação São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido e Prefeito Saladino. O intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização serão intensificadas com intervenções nos equipamentos de via permanente e nos sistemas de sinalização e rede aérea. Por esse motivo, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera.

A opção para os usuários será a Linha 7-Rubi que, excepcionalmente, vai circular até a Estação Brás e a Linha 3-Vermelha do Metrô para realizar viagem entre Brás e Corinthians-Itaquera.

A operação do Expresso Leste será realizada entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, sem necessidade de baldeação na Estação Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos.

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Para mais informações ligue: 0800 055 0121.

Destaques