Daimler Trucks aposta na China, Brasil, Rússia e Índia

A continuidade do crescimento do mercado de caminhões médios e pesados continua positiva, mas a consolidação dessa trajetória depende do desempenho do maior mercado do mundo, a China.

A continuidade do crescimento do mercado de caminhões médios e pesados continua positiva, mas a consolidação dessa trajetória depende do desempenho do maior mercado do mundo, a China.

As observações fazem parte das perspectivas de mercado alinhavadas pelo Grupo Daimler em informe de mercado divulgado ontem, em Stuttgart, na Alemanha, e chama atenção para uma significativa recuperação observada recentemente na China e que deve se manter assim nos próximos meses.

A Daimler Trucks pretende fechar o ano com ligeiro crescimento de vendas unitárias. Para a Europa, apoiada em portfólio renovado – junto ao Euro VI – é de se esperar que a demanda avance, notadamente em regiões que devem antecipar-se aos limites de emissão programados para 2014.

No Brasil, o principal mercado da Daimler na América Latina, o grupo afirma estar participando de forma ativa da recuperação do mercado com seus veículos Euro V. Aqui, a estimativa é de expansão de 10% nas vendas em 2013.

Na América do Norte, após um bom primeiro semestre, as expectativas vão de estabilidade para os próximos seis meses chegando até a um cenário pessimista, com queda de até 5% de vendas.

As marcas  Fuso e BharatBenz concentram neste momento grande parte das apostas da divisão Daimler Trucks para a Ásia, África e Oceania, bem como parceiros como a Kamaz e Foton, na Rússia e China.

Em relação ao rumos da divisão ônibus, a Daimler aposta e trabalha sobre um mercado em recuperação, principalmente na América Latina desde que a atual situação política observada no Brasil, o maior mercado da região, não tenha impacto negativo sobre os transportes públicos.  

Para a Europa, a divisão ônibus estima um desempenho estável.

Destaques