Ford terá 1ª fábrica com geração zero de resíduos na AL

A fábrica de transmissão da Ford, localizada em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, passa a figurar do seleto grupo de 15 unidades industriais da companhia com o título de ‘geração zero de resíduos direcionados a aterros sanitários’.

Fábrica Camaçari_Centro Ambiental 2 (600x306)

A fábrica de transmissão da Ford, localizada em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, passa a figurar do seleto grupo de 15 unidades industriais da companhia com o título de ‘geração zero de resíduos direcionados a aterros sanitários’. Segundo informe da empresa, divulgado nesta quarta-feira, 04, a unidade é a primeira da América do Sul a ter esse status.

Através da implantação de métricas socioambientais estabelecidas em sua política de responsabilidade social corporativa, a Ford já obteve no período de 2007 a 2011 uma redução de 40% na geração de material residual por veículo produzido encaminhado para aterros sanitários, sendo meta para o período de 2012 a 2016 a redução de mais 40%.

Um dos eixos centrais para a obtenção dessa meta é reforçar a reutilização, minimização, prevenção e reciclagem de materiais.

CentroAmbientalTatuí-2 (600x271)

Uma das metas globais da Ford é reduzir em 25% a energia gasta por veículo produzido, até 2016. A companhia já conseguiu, até o momento, uma redução de 17%, o que equivale a mais de 2,7 milhões de MWh. Energia suficiente para abastecer cerca de 227 mil lares por um ano.

Além disso, um exemplo de ações locais específicas é a fábrica de caminhões da Ford de Dearborn, nos Estados Unidos, que está comemorando 10 anos de seu telhado vivo. Uma década após ser instalado, ele continua a florescer sobre o teto da linha de produção.

Com tamanho aproximado de oito campos de futebol, o maior telhado vivo da América do Norte tornou-se um ecossistema do qual dependem uma grande variedade de vegetação, insetos e animais. Um verdadeiro jardim de 10,4 hectares.

A estrutura também é uma alternativa de redução de custos com o sistema de aquecimento e resfriamento da planta fabril.

Ações sustentáveis no Brasil

CentroAmbientalTatuí-1 (500x440)Nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento de produção de veículos no Brasil em mais de 80.000 unidades anuais, a Ford obteve redução de 6% na geração de resíduos por unidade produzida, o que equivale a 740 caminhões de lixo cheios. A reciclagem cresceu 28%, reduzindo o envio de material para aterros.

No Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari (BA), a fábrica conta com uma central de ultrafiltragem que realiza tratamento de 100% dos efluentes industriais, além de um sistema de coleta seletiva. Todos os veículos industriais utilizam sistema de recarga “fast charger”, o que dispensa a necessidade de troca de baterias.

Em Tatuí (SP), junto à fábrica de motores e o campo de provas da empresa foi criado o Centro Ambiental, espaço que conta com uma área de convivência  para os colaboradores com criação de mudas, horta de ervas aromáticas para utilização no próprio refeitório da planta e minhocário, além de palco para workshops sobre educação ambiental.

Na mais antiga unidade operacional da Ford no Brasil, a planta de São Bernardo já conseguiu reduzir o consumo de água de 6,3 m m³ para 2.5 m³ por carro produzido. Os números de redução no consumo de água são equivalentes a 240 piscinas olímpicas, destaca o informe da companhia.

Tecnologia sustentável

Sete plantas industriais da Ford operam dentro dos pressupostos da Tecnologia MQL (Minimun Quantity Lubrification). Segundo a empresa, trata-se de um processo de usinagem quase seca, “que lubrifica as ferramentas de corte com um spray muito fino de óleo exatamente no momento e local necessário.” No modo tradicional, que não utiliza essa tecnologia, as peças da linha de montagem de motores e transmissões são banhadas em fluídos de metalurgia para lubrificação e resfriamento, o que exige grandes quantidades de água e óleo, aponta o informe da companhia.

Através do uso da tecnologia MQL a economia de água pode ultrapassar 1,2 milhão de litros de água por ano e quanto ao óleo para fins de lubrificação, a redução pode chegar a 80% ou mais. Quantidades que encheriam um total de 5.600 cubas de banho de tamanho médio.

Entre as unidades que utilizam essa tecnologia estão fábricas da Ford na China, Romênia, Alemanha, quatro nos Estados Unidos e Brasil, na novíssima fábrica de motores de Camaçari.

Relatório

Neste mês a empresa programa a divulgação de seu Relatório de Sustentabilidade Ford 2013/2014, com detalhes das ações globais de sustentabilidade.

O relatório anterior pode ser consultado na área de Sustentabilidade do portal Corporativo Global da Ford, em inglês: corporate.ford.com/our-company/sustainability

Destaques