Metrô para o Grande ABC está com consulta pública aberta

A linha será construída em monotrilho, contará com 13 estações, terá 14,9 quilômetros de extensão, um pátio de manutenção e manobras e frota estimada em 25 trens.

mapa_l18 (300x209)Já está disponível nas páginas do Diário Oficial do Estado de São Paulo a consulta pública para o edital da Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a construção da Linha 18-Bronze do Metro, um projeto que prevê investimentos de R$ 3,5 bilhões e que levará linhas do Metrô para o Grande ABC – passando pelas cidades de São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo, a partir de São Paulo.

A linha será construída em monotrilho, contará com 12 estações, terá 14,3 quilômetros de extensão, um pátio de manutenção e manobras e frota estimada em 25 trens.

A estimativa é de essa linha atenda 305 mil pessoas por dia, ligando as estações Tamanduateí, na zona leste da capital, e Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo.

54514 (300x200)O prazo de construção é de quatro anos, a partir de 2014, e a PPP garante 25 de concessão.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, chamou a atenção para o fato de a construção do monotrilho ser mais rápida que o metrô convencional. É mais rápida, tem custos menores e apresenta ainda menor impacto à paisagem urbana e menor nível de ruído.

O edital, contrato e demais anexos da consulta pública serão disponibilizados gratuitamente por meio da internet, no site da secretaria dos Transportes Metropolitanos (www.stm.sp.gov.br), pelo período de 30 dias, para recebimento de sugestões de interessados.

A consulta pública tem por objetivo abrir para a população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar ou não as sugestões propostas.

Confira vídeo apresentado pelo governo paulista sobre o projeto

Destaques