Milho e açúcar dominam embarques em Paranaguá

Os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina já receberam em janeiro último a soma de 2,85 milhões de toneladas de cargas, o que representa um incremento de 6% comparativamente as 2,7 milhões de toneladas movimentadas em igual período do ano passado.

AcucarGranel (640x427)

Balanço da Administração dos Portos do Paraná (Appa) mostra que os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina já receberam em janeiro último a soma de 2,85 milhões de toneladas de cargas, o que representa um incremento de 6% comparativamente as 2,7 milhões de toneladas movimentadas em igual período do ano passado.

Segundo a Appa, as operações envolvendo graneis líquidos e sólidos cresceram 7% sobre a mesma base de comparação. Foram movimentadas 1,9 milhão de toneladas ante 1,7 milhão de toneladas no ano passado.

A movimentação de cargas em geral também cresceu. Foram 4% mais em janeiro deste ano, para um total de 578 mil toneladas, ante 557 mil toneladas em janeiro do ano passado.

Exportação

Dos 2,85 milhões de toneladas movimentadas no mês passado, a Appa apurou que 1,59 milhão foi de produtos destinados para exportação, pouco acima do 1,4 milhão de toneladas embarcadas em igual período do ano passado.

Entre os produtos destinados ao mercado externo esteve o embarque de milho: 675 mil toneladas passaram pelos portos do Paraná no mês passado, ou 379% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram realizados embarques de 141 mil toneladas da commodity.

Também cresceu 31% a movimentação de açúcar para os mercados internacionais: 333 mil toneladas foram movimentadas nos portos locais, ante 253 mil toneladas em janeiro de 2012.

Em termos de importação, a Appa identificou 1,2 milhão de toneladas em movimentação no mês passado, para movimentação de 60 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

IMG_4768 (640x427)

Destaques