Motoristas dão pouca importância aos pneus

Pesquisa realizada pela Bridgestone Europa mostra que 63% dos motoristas europeus não têm como hábito conferir a pressão dos pneus e 20% deles roda com pneus ‘carecas’ ou com sulcos abaixo da profundidade mínima exigida pelas leis da comunidade europeia.

Pesquisa realizada pela Bridgestone Europa mostra que 63% dos motoristas europeus não têm como hábito conferir a pressão dos pneus e 20% deles roda com pneus ‘carecas’ ou com sulcos abaixo da profundidade mínima exigida pelas leis da comunidade europeia.

BS_TyreLabel_EP001S_sample_small (195x500)A base desses resultados foi obtida através de pesquisa com 46 mil consumidores em 11 países da União Europeia e foi feita dentro do processo de construção das estratégias da empresa para a rotulagem de pneus na Europa.

A constatação é de que o consumidor europeu não toma o devido cuidado com os pneus de seu carro.

Em outro estudo, feito pela Rubber Manufacturers Association (RMA), nos Estados Unidos, o quadro não difere muito. Feito com 1.000 consumidores norte-americanos, a pesquisa constatou que 62% dos usuários não sabem onde encontrar a pressão correta para os pneus de seus carros.

Em um universo mais amplo, com 6.000 consumidores, 55% dos veículos verificados tinham pelo menos um pneu na pressão correta, 15% acima da necessária, de até 8,0 libras por polegada quadrada, e só 17% apresentavam calibragens corretas.

Não é por outro motivo que, juntamente com a rotulagem de pneus, entrou em vigor lei que obriga a todos os veículos que saem da linha de produção a ter um sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Rotulagem e TPMS são obrigatórios na Europa desde 1º de novembro de 2012 e visam corrigir seríssimos problemas de segurança no trânsito, de maior economia de combustível e longevidade dos pneus, medidas que ajudam e, muito, no contexto do meio ambiente, também.

Em tempo: segundo o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o uso de pneus abaixo da calibragem correta representa desperdício de 1 bilhão de litros de combustível por ano, contribui para mais de 600 mil mortes e 33 mil pessoas feridas em acidentes rodoviários naquele país.

Link relacionado:

 A rotulagem veio para mudar o mundo dos pneus

Fontes para pesquisa

Aeolus vê na rotulagem europeia chances para crescer

Rotulagem e TPMS passam a ser obrigatórios na Europa

Continental mostra como funciona a rotulagem de pneus

Lanxess desenvolve pneu protótipo com rotulagem AA

Bridgestone se prepara para rotulagem de pneus na Europa

Michelin explica novo conceito de rotulagem na Europa

Bridgestone apura: 63% dos motoristas não conferem pressão de pneus

Lanxess mostra a vantagem dos pneus verdes

Para os chineses, futuro do setor passa pelo pneu verde

Reifen 2012 começa amanhã recheada de novidades

Destaques