Paranaguá vai receber quatro shiploaders novos

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), os novos carregadores terão capacidade nominal para embarcar duas mil toneladas de grãos por hora, um salto significativo em relação aos atuais, que têm capacidade para 1.500 toneladas por hora

O Governo do Paraná abriu processo de licitação para a compra de novos carregadores de navios – shiploaders – para instalação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

shiploaders (carregadores de navios) 1 (640x427)A licitação anunciada pelo Governador José Richa envolve a compra de quatro shiploaders que permitirão ampliar a capacidade de carregamento de navios em 60%.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), os novos carregadores terão capacidade nominal para embarcar duas mil toneladas de grãos por hora, um salto significativo em relação aos atuais, que têm capacidade para 1.500 toneladas por hora – mas que por serem muito antigos só conseguem atingir capacidade máxima de 1.200 toneladas por hora.

“Teremos um ganho de 800 toneladas hora por shiploader, que nos dará um aumento de produtividade na casa dos 60%”, disse em nota à imprensa o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

shiploaders (carregadores de navios) 6 (640x427)É a primeira vez em 40 anos que o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá recebe esse tipo inovação e modernização.

“Durante anos não se fez investimentos deste porte em Paranaguá. Com os novos carregadores, preparamos o porto para o futuro e estaremos aptos a atender estas supersafras com ainda mais eficiência”, destacou o secretário de infraestrutura e logística do Estado do Paraná, José Richa Filho.

Em 2012, o Corredor de Exportação movimentou quase 16 milhões de toneladas de produtos, volume 14% superior ao registrado em 2011. Só em janeiro passado, o Correx já exportou 878 mil toneladas de produtos, volume 8% maior do que o registrado em janeiro do ano passado.

Destaques