Portos do Paraná geram US$ 8,4 bilhões em receitas

O volume de caminhões somou 189 mil veículos, 4% acima do mesmo período do ano passado, com destaque para a movimentação de grãos como a soja, que apresentou expansão de 163%.

Porto 2Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam os seis primeiros meses do ano com 22,19 milhões de toneladas movimentadas, montante 5,6% superior ao mesmo período do ano passado, com receitas de exportações de US$ 8,4 bilhões, aponta balanço divulgado nesta segunda-feira, 08, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O volume de caminhões somou 189 mil veículos, 4% acima do mesmo período do ano passado, com destaque para a movimentação de grãos como a soja, que apresentou expansão de 163% para 2,2 milhões de toneladas exportadas e o açúcar (+36% ante o primeiro semestre de 2012), para 1,9 milhão de toneladas movimentadas.

Na linha das importações, destaque para a movimentação de fertilizantes: 4,7 milhões de toneladas, montante 22% superior ao mesmo período de comparação.

Segundo informe da Appa, as chuvas atrapalharam bastante os trabalhos nos portos paranaenses, ocasionando 51 dias de paralisações ante 39 dias entre janeiro e junho do ano passado, fato que levou a um recuo de 10% na movimentação do conjunto soja e farelo de soja.

Em que pese esse fato, o Porto de Antonina apresentou uma movimentação 86% superior no período, para um total de 764,7 milhões de toneladas.

Destaques