Bridgestone quer rápido diagnóstico e melhoria genética para a Hevea Brasilienses

A Bridgestone Corporation anunciou nesta terça-feira, 10, que está desenvolvendo em conjunto com a NEDO (New Energy and Industrial Technology Development Organization, na sigla em inglês) um projeto de pesquisa que visa diagnosticar e gerar melhorias genéticas contra a doença da raiz branca (Rigidoporus microporus), mal que afeta a Hevea Brasilienses, a base para a cultura da borracha natural no Sudeste da Ásia.

A Bridgestone Corporation anunciou nesta terça-feira, 10, que está desenvolvendo em conjunto com a NEDO (New Energy and Industrial Technology Development Organization, na sigla em inglês) um projeto de pesquisa que visa diagnosticar e gerar melhorias genéticas contra a doença da raiz branca (Rigidoporus microporus), mal que afeta a Hevea Brasilienses, a base para a cultura da borracha natural no Sudeste da Ásia.

Segundo a empresa, o mal da raiz branca está afligindo 90% das seringueiras asiáticas e muitas vezes o diagnóstico – feito através de análise visual – é feito tardiamente ou com erros de avaliação, o que induz a um tratamento tardio e ou a difusão da doença para demais árvores. 

O objetivo da parceria com a NEDO visa a criação de metodologias de diagnóstico e prevenção mais eficientes para a detecção precoce do problema e se baseia em quatro aspectos: 

1) detecção de patógenos com base na análise do DNA da planta; 

2) diagnóstico com base na análise de componentes de látex; 

3) diagnóstico com base na folha da Hevea Brasilienses, tais como a medição de temperaturas e espectrais, e 

4) mensuração e acompanhamento do problema com base em imagens de satélite. 

A Bridgestone ressalta que tais análises têm de ser feitas com base em vários campos científicos, entre eles a fitopatologia, biologia molecular, bioquímica, química analítica e sensoriamento remoto. 

Tais tecnologias e metodologias permitirão um diagnóstico precoce da doença e ajudarão a fortalecer a espécie garantindo assim não apenas sua perenidade, mas o fornecimento estável e sustentável de borracha natural para a finalidade de uso na confecção de pneus e de subprodutos da borracha. 

“A Bridgestone continuará trabalhando com a Indonésia, no sentido de avançar e compartilhar conhecimentos nesse sentido”, destaca o informe à imprensa. 

Desde 2010, a companhia japonesa mantém um trabalho conjunto com a Agência para Avaliação e Aplicação de Tecnologia Agrícola da Indonésia, com a Universidade de Bogor, com a Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio e com a Universidade de Kyushu, no sentido de promover conjuntamente estudos e a geração de tecnologias para o diagnóstico precoce de doenças que envolvam a Hevea Brasilienses. 

Veja mais sobre essa e outras iniciativas da Bridgestone: 

Bridgestone Corp. and Ajinomoto Co., Inc. Jointly Developing Synthetic Rubber from Biomass 

Bridgestone Announces Future Tire Technologies that Contribute to a Sustainable Society 

Bridgestone Finds Russian Dandelion May Be a Sustainable Source of Natural Rubber 

Bridgestone Launches Research Project to Develop a Sustainable Source of Natural Rubber

Destaques