Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Pneus: GM quer transformar cadeia de produção para reduzir desmatamento

A General Motors assumiu nesta semana o compromisso de adquirir pneus originais produzidos a partir de borracha natural sustentável. A promessa foi feita pelo vice-presidente sênior de compras globais e cadeia de suprimentos da empresa, Steve Kiefer.

O executivo apontou que a iniciativa representa um passo inicial para auxiliar, ajudar e conduzir a indústria para o objetivo do desmatamento zero – além da defesa dos direitos humanos e das relações trabalhistas (mão-de-obra escrava nas lavouras de borracha).

“Transformar a cadeia global de suprimentos de borracha e pneus para uma produção ambientalmente sustentável requer uma abordagem colaborativa”, disse. “Nossos fornecedores são uma extensão de nossa empresa e queremos incentivar ações que gerem valor tanto para a nossa organização como para as comunidades em que trabalhamos”.

Entre os pressupostos elencados por Steve Kiefer, estão:

  • Preservar e restaurar florestas primárias e de alto valor de conservação – essenciais para lidar com as mudanças climáticas e proteger a vida selvagem;
  • Melhorar o rendimento e a qualidade dos produtores de borracha natural, apoiando ainda mais as pequenas empresas que contribuem com 85% da produção;
  • Mitigar o risco comercial relacionado com o fornecimento e desempenho da cadeia de abastecimento e ajudar a assegurar a disponibilidade do insumo em longo prazo.

A General Motors vai trabalhar com fornecedores de pneus, governos, associações da indústria da borracha e ONGs visando impulsionar, alinhar e reduzir a complexidade dessa cadeia de suprimentos e também convida outras montadoras a juntarem forças nesse sentido.

A montadora já está trabalhando em parceria com Bridgestone, Continental, Goodyear e Michelin para tornar mais transparente e adequada a oferta de borracha natural, garantindo a rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: