O impacto do hidrogênio verde na indústria automotiva de veículos pesados – ônibus e caminhões

Por Roberto Bartolomeu Berkes*

O hidrogênio verde tem um impacto significativo no setor automotivo, especialmente como uma fonte de energia limpa e renovável. Os veículos emitem apenas água, tornando a opção ambientalmente amigável, comparados com os veículos a combustão interna.

A tecnologia de células de combustível de hidrogênio dá maior autonomia, sendo um benefício para longas viagens.

Além de os veículos leves, o H2V também pode ser usado em ônibus, caminhões e até mesmo em sistemas de transporte público, como será mostrado no painel ‘Veículos Pesados’ no evento “A evolução do mercado de hidrogênio verde – H2V no Brasil”, organizado pelo Instituto de Engenharia dia 19 de setembro, das 9h00 às 14h00.

A transição para o uso de hidrogênio verde no setor automotivo exigirá uma colaboração próxima entre fabricantes de veículos e infraestrutura, governos e indústria de energia, para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a criação de marcos regulatórios.

A infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda é incipiente, no atual momento, mas está em franca evolução, com estações de abastecimento sendo instaladas em todo mundo.

Porém, a tecnologia de hidrogênio verde ainda enfrenta desafios, tais como: alto custo de produção e armazenamento seguro. Mas avanços na tecnologia levarão a reduções nesses custos, tornando esses veículos mais acessíveis em futuro próximo.

Desta maneira o hidrogênio verde como combustível poderá contribuir na redução das emissões globais de gases de efeito estufa, contribuindo na luta mundial contra as mudanças climáticas”.

*Roberto Bartolomeu Berkes – Engenheiro Eletricista, com especialização em Administração de Empresas, Gestão Pública e formação para Conselhos de Administração (FGV). Atualmente é consultor e professor na área de Eletromobilidade e Gestão em Empresas de Engenharia e Equipamentos e Diretor do Instituto de Engenharia. 

Esses e demais aspectos serão temas do evento híbrido “A evolução do mercado de hidrogênio verde – H2V no Brasil”, organizado pelo Instituto de Engenharia dia 19 de setembro, das 9h00 às 14h00, em sua sede à Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana (SP).

SERVIÇO: A evolução do mercado de hidrogênio verde- H2V no Brasil

Evento híbrido – presencial e online (YouTube)

QUANDO: 19 de setembro de 2023· 
HORÁRIO: das 09h00 às 14h00· 
ONDE: Instituto de Engenharia· 
ENDEREÇO: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

Destaques