Os novos VM 8×2 e 8×4

Os caminhões são voltados para o segmento rodoviário, mas também com versões dirigidas para aplicações vocacionais. ingressando num mercado potencial que está se formando no Brasil, estimado em cerca de 8 mil unidades anuais.

VM 8 x 4 e 8 x 2 (217x300)A Volvo apresentou nesta segunda-feira, 26, os novos caminhões VM nas configurações de eixo 8×2 e 8×4, um segmento que comercializa no Brasil cerca de 8.000 unidades por ano.

“Os caminhões são voltados para o segmento rodoviário, mas também com versões dirigidas para aplicações vocacionais. ingressando num mercado potencial que está se formando no Brasil, estimado em cerca de 8 mil unidades anuais”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões do Grupo Volvo no Brasil. Agora, a oferta da linha VM é formada por veículos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4, aponta.

Segundo o executivo, nas configurações 8×2 e 8×4, os transportadores podem usar o novo VM para rodar em operações de média distância, transportando matérias primas e produtos industrializados, entre outros.

Já na aplicação vocacional, as betoneiras e caçambas são um bom exemplo para o VM 8×4, destaca Fedalto. “Os novos veículos de quatro eixos são uma excelente opção para trajetos variados. São caminhões versáteis e muito adequados as atuais necessidades de aumento de capacidade transportada”, diz.

Maior capacidade de carga

VM 8 x 4 2 (300x200)Os novos caminhões com quatro eixos apresentados hoje proporcionam um aumento de 22% na capacidade de carga líquida, saltando de um PBP (Peso Bruto Total) de 23 toneladas para 29 toneladas. “É praticamente um ganho de uma a cada quatro viagens”, diz o diretor de caminhões do Grupo Volvo no Brasil.

Os VMs 8×2 e 8×4 podem rodar em operações de média distância, transportando matérias primas e produtos industrializados, por exemplo. Os novos veículos são uma ótima opção para viagens entre 200 e 400 quilômetros.

“Dependendo do tipo de operação, os caminhões com quatro eixos podem transportar cerca de 5 toneladas a mais de carga líquida em relação a um veículo de 3 eixos”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.

“Na prática, esse aumento representa um ganho de uma a cada quatro viagens”, calcula Sérgio Gomes, diretor de estratégica de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Destaques