Volvo apresenta nova linha de caminhões VM

A Volvo do Brasil apresentou nesta segunda-feira, 26, a quarta geração dos caminhões VM no Brasil. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, a empresa apresentou também modelos VM nas configurações 8×2 e 8×4.

A Volvo do Brasil apresentou nesta segunda-feira, 26, a quarta geração dos caminhões VM no Brasil. Além dos novos  modelos 4×2, 6×2 e 6×4, a empresa apresentou também modelos VM nas configurações 8×2 e 8×4.

Geral (300x200)Com visual renovado, a cabine do VM tem aparência próxima aos dos novos caminhões FH lançados na Europa.  “A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de “V”, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, explica o gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin. As luzes de LED em “V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da Volvo, destaca o executivo.

“Os novos VM têm o que chamamos de “new family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos os modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

Todo o módulo do para-choque que envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior robustez.

VM 8 x 2 1 (300x200)
VM 8×2

Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia, mas a padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, o teto e os painéis internos foi atualizada.

Configurações 

Os novos caminhões 8×2 e 8×4 contam com opções de motores de 270 cv ou 330 cv.  Na configuração 8×2, o transportador pode optar por caixas de 6, 9 ou 12 marchas. Na versão 8×4, as caixas de câmbio podem ter 10 ou 12 marchas.

O segundo eixo direcional possui um suspensor para economia de pneus e combustível. Seu comando é no painel, proporcionando fácil acesso e mais conforto ao motorista.

O VM com quatro eixos também tem um sensor de carregamento. Este dispositivo evita que o motorista  levante equivocadamente o eixo direcional, após o caminhão ter atingido velocidade superior a 10 quilômetros por hora, evitando operação com sobrecarga. 

Destaques