Preço da borracha natural apresenta leve tendência de queda

Enquanto o mundo dos pneus aguarda pelas novas estatísticas a serem divulgadas pela Associação dos Países Produtores de Borracha Natural (ANRPC), dia 15 de abril, os preços da borracha natural vão se mantendo numa tendência de pequena baixa neste início de mês.

Enquanto o mundo dos pneus aguarda pelas novas estatísticas a serem divulgadas pela Associação dos Países Produtores de Borracha Natural (ANRPC), dia 15 de abril, os preços da borracha natural vão se mantendo numa tendência de pequena baixa neste início de mês.

Levantamento com base nos preços da borracha SMR20 da Malásia, aponta para o seguinte contexto:

Entre janeiro e março de 2012 a commodity subiu 11,05% na moeda local, cotada a 1125.50 sen/kg e 14,89% na moeda norte-americana, cotada a 371.55 (centavos de dólar por quilo). O preço do látex da Malásia subiu 21,93% na moeda local.

Em 12 meses, porém, os preços da borracha natural estão em queda substancial, em que pese o alto patamar de preços em que se encontram. A borracha SMR 20, por exemplo, exibe queda de 25% na média dos preços cotados em moeda local (-24,99%) e em dólar (-25,97%), sendo recuo de 25,68% para o látex.

Neste mês, os preços cotados nas praças asiáticas exibem recuos gerais, com o SMR 20 apresentando queda de 0,31% em sen/kg e em meros 0,04% em centavos de dólar.

Na Índia, a borracha RSS4 já caiu 4 centavos de dólar em relação ao preço de fechamento de março, apontam as agências internacionais.

Mais uma vez o mercado global centra seu foco de atenção sobre os chineses, cujos estoques do insumo nos entrepostos aduaneiros de Qingdao estão estimados em 250 mil toneladas – base fevereiro – após queda de 145 mil toneladas no período.

Essa informação é importante na medida em que mostra que os chineses estão optando por compras pontuais, priorizando o uso dos estoques internos – apostando no recuo dos preços internacionais – para depois irem ao mercado.

Outra informação relevante é que a ANRPC revisou para baixo as estimativas de produção de borracha natural dos países membros da entidade para o presente ano devido às fortes chuvas em plantações na Malásia e China.

Segundo a ANRPC, a produção deve crescer 1,1% em 2012, para 10,42 milhões de toneladas métricas, em comparação a uma expansão de 2,6% estimada anteriormente.

Na briga entre compradores e vendedores, a Tailândia informou ainda que está avaliando a possibilidade de podar 80 mil hectares de árvores de borracha natural este ano, com o objetivo de impulsionar os preços.

Se esse projeto for aprovado, a oferta do insumo seria reduzida em 65 mil toneladas métricas junto ao maior fornecedor de borracha natural do mundo.

Destaques