Exército deve executar obras da Ferrovia Litorânea

A Ferrovia Litorânea fará a ligação entre Imbituba, no Sul do Estado, e Paranaguá (PR), passando por Araquari, no Norte Catarinense.

O governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, deu impulso nesta semana ao projeto da Ferrovia Litorânea, estrada férrea que cortará o Estado de Norte a Sul, fazendo a ligação entre os portos catarinenses.

9c363eb2a64c4c9120cb223d41080b75Em informe da agência de notícias do governo local, a elaboração do projeto está em sua fase final e a proposta é de que as obras sejam executadas pelo Exército.

Segundo Colombo, a execução da obra pelo Exército é mais barata e mais rápida, pois não necessita de todo o processo de licitação. “O Exército já está em Santa Catarina, está equipado para isso e aceita fazer a obra e o governo federal concorda com essa solução”, diz o governador. A expectativa é de que os trabalhos iniciem ainda neste ano.

Dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina apontam que  76% das cargas movimentadas no estado são feitas por meio de caminhão e o objetivo é mudar esse cenário.

A Ferrovia Litorânea fará a ligação entre Imbituba, no Sul do Estado, e Paranaguá (PR), passando por Araquari, no Norte Catarinense.

O governo local ressalta ainda que estão em estudo os projetos da Ferrovia da Integração, conhecida como Ferrovia do Frango, ligando o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí; e da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC).

Atualmente, Santa Catarina possui cerca de 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL).

 

Destaques