Megatatuzão vai ampliar Linha 5-Lilás do Metrô

O equipamento perfurará um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin,

O megatatuzão – da Roda de Corte do shield – para as escavações da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Chácara Klabin) já está pronto para operar.

O equipamento perfurará um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin, passando pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Esse túnel ainda possibilitará a interligação com a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin.

“Nós desceremos em agosto o segundo tatuzão e, em setembro, o terceiro”, afirmou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que acompanhou pessoalmente as operações realizadas nesta segunda-feira, 01.

O megatatuzão pesa 1,5 mil toneladas e seu novo diâmetro de escavação é de 10,58 metros (contra os 9,41 metros da Linha 4-Amarela). Com ele é possível perfurar de 12 a 15 metros por dia e escavar uma extensão de mais de 4,8 km de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.

Para sua operação são utilizadas 180 pessoas, sendo 50 em cada turno de trabalho, além de 30 operários no apoio. O equipamento será montado e testado no Poço Bandeirantes, antes do início de sua operação efetiva, prevista para agosto.

As obras de ampliação da Linha 5-Lilás acrescentarão mais 11,5 km e 11 estações, entre Largo Treze e Chácara Klabin, ao trecho já existente de 8,5 km e seis estações, entre Capão Redondo e Largo Treze. O primeiro trecho da expansão deverá ficar pronto este ano com a operação da estação Adolfo Pinheiro.

Destaques