Scania apresenta Euro 6 e novos caminhões

Com os novos motores Euro 6 de segunda geração, a Scania aponta para uma economia entre 5% e 8% no consumo de combustível. Comparativamente aos motores Euro 3, Euro 4 e Euro 5 a economia propiciada pelos novos motores fica entre 3% e 5%, destaca a companhia.

12496-004

Enquanto frotistas, transportadores e a própria indústria automotiva brasileira se adequam aos caminhões Euro 5 – Proconve 7 -, a Scania apresentou nesta quinta-feira, 21, sua nova gama de motores Euro 6, dois modelos Scania Streamline das linhas G e R que rodam com economia de até 8% em consumo e novidades eletrônicas interessantes para auxiliar a gestão da frota.

“Scania Streamline é o nome dos caminhões de longo alcance das séries G e R da Scania, otimizados para um baixo consumo de combustível, com um novo coeficiente de baixa resistência aerodinâmica e conjuntos completos de defletores de ar”, destaca o informe de mercado distribuído pela empresa.

13061-004Com os novos motores Euro 6 de segunda geração, a Scania aponta para uma economia entre 5% e 8% no consumo de combustível. Comparativamente aos motores Euro 3, Euro 4 e Euro 5 a economia propiciada pelos novos motores fica entre 3% e 5%, destaca a companhia.

Na verdade a economia de 8% em consumo se deve a um conjunto de ações. Os motores Euro 6 de 13 litros são 2% a 3% mais econômicos. Esse fato, associado às mudanças de aerodinâmica aplicadas nos novos caminhões – que garantem mais 2% a 3% de economia -, além do uso do sistema de Antecipação Ativa Scania – sistema que regula a velocidade com base na leitura topográfica do terreno – chega-se, na ponta final à economia de 8%, detalha o informe.

O Scania Opticruise

13065-005O sistema de controle elaborado pela Scania se baseia em dados e mapas de GPS que permitem uma leitura da topografia sobre a qual roda o caminhão. A partir dessa leitura, o sistema permite vários modos de dirigibilidade do ‘bruto’.

É complicado acertar o modo certo? Não. Botões no volante permitem o uso em modo NORMAL (o sistema procura fazer funcionar o motor ao binário máximo nas subidas); modo ANTECIPAÇÃO ATIVA SCANIA (aumenta ligeiramente a velocidade para ganhar impulso antes de entrar em subida íngreme, por exemplo. O sistema opera dentro de uma margem de velocidade 6% abaixo e 4% acima da velocidade de cruzeiro fixada); e modo ECONOMIA (regulado para consumir o mínimo possível).

Há ainda os modos POTÊNCIA (para viagens em que o tempo é o senhor da razão) e o modo TODO-O-TERRENO (para terrenos acidentados ou superfícies com elevada resistência ao rolamento).

[youtube height=”500″ width=”820″]http://www.youtube.com/watch?v=VH3W_inH8UM&[/youtube]

Destaques